O mundo entra-nos pelos olhos, ouvidos e muitos outros sentidos dentro. Contudo, é preciso fazer, hoje mais do que nunca, uma triagem de conteúdos.
Comentar esse mundo que nos assalta os sentidos e que é tantas vezes mediado pela mentira e pela desinformação é a motivação deste blog.
Benvindos os que por aqui passarem.



quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tão obstinado rigor!!!

Ontem, o ministro da educação e ciência, que é matemático, respondeu na assembleia da república que não sabia quantos professores iam ficar sem emprego devido às medidas que o governo e o mec tinha decidido para o setor: mega-agrupamentos; revisão curricular; aumento de alunos por turma, etc.
De fato só um ministro de tão grande rigor, como ele, é capaz de ter a sinceridade e honestidade de confessar a sua ignorância de forma tão singela.
E só uma personalidade tão melifluamente maquiavélica é capaz de ter enganado tantos professores que, diga-se em abono da verdade, são politicamente ingénuos na sua maioria.
Reparem no "politiquês" que ele já utiliza, na notícia em baixo, ao chamar aos despedimentos, "contenção na contratação"...
Pessoalmente, Crato nunca me enganou. Confesso que há uma única coisa em que ele me "irrita" solenemente. É quando fala em Bento Jesus Caraça como se fosse herdeiro de algo que esse grande português representou e representa. Caraça quando o ouve proferir o seu nome deve dar voltas no túmulo, ele que foi matemático, homem de verdade e um resistente ao fascismo.

Os cortes, "escabrosos" deste governo de direita

Se este governo corta até nos tratamentos médicos de quem está doente o que não é será capaz de fazer aos que, supostamente, não estão doentes.
Ver aqui a notícia.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Neoliberalês

Para diminuir o desemprego, hoje, "A Comissão Europeia aconselhou hoje o Governo português a prosseguir o programa da 'troika' e a adotar "reformas estruturais" para "reduzir os custos do trabalho, aumentar a flexibilidade" e acabar com margens de retorno excessivas."
Confesso que a única coisa que não percebo é a das "margens de retorno excessivas". Não sou assim tão versado em "neoliberalês".
E eles têm razão. Posso prová-lo com um exemplo prático. Noutro dia oferecei trabalho na minha casa para 100 pessoas. Ofereci-lhes dois euros por dia para me fazerem a lida da casa, massajar os pés quando chego, esfregar o chão. Polir as pratas. E não é que esses preguiçosos dos desempregados e do rendimento mínimo, que nós andamos a sustentar com os nossos impostos, nem sequer apareceram.
Como eu não faltaria gente benévola como eu a também criar imensos postos de trabalho.
Por estas e por outras é que é preciso despedir esses malandros que não querem trabalhar.
Só despedindo diminuiremos o desemprego. É logico. E só pagando pouquinho e matando-os à fome e à família deles, esses desempregados preguiçosos é que os obrigaremos a trabalhar, e assim diminuir o desemprego.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Os impostos da dona Lagarde

A dona Cristine Lagarde, gerente do FMI, insultou os gregos e mandou-os pagar impostos, coisa que estaria na origem de todos os problemas gregos (a falta de pagamento de impostos).
Hoje soube-se que, a dita dona, além de auferir de ordenados e ajudas de custo milionárias, (mais do que o presidente americano), não paga um chavo de impostos.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Consciência de classe

Ontem, passei uma boa meia hora a falar com um casal conhecido sobre as "regalias" e "privilégios" da função pública (FP). Eles, claro, não eram FP.
Tentei fazer-lhes ver que os governos que temos tido, utilizam a táctica tão antiga de suscitar a inveja de alguns trabalhadores sobre outros. Tentei mostrar-lhes como na última década, sucessivamente, os governantes têm nivelado por baixo, cortando os direitos de todos, alternando os ataques aos trabalhadores do privado - com o código laboral - e depois os da FP. Disse-lhes que os recentes ataques à FP iriam ser seguidos por ataques aos trabalhadores do privado. Tentei também fazer-lhes ver como os trabalhadores com mais direitos são as boas referências a alcançar e não a atacar. Invoquei até, em desespero de causa, um barbudo do século XIX que sugeria aos trabalhadores de todo o mundo para se unirem.
No fim cheguei à conclusão que valeu de muito pouco. Os meios de que disponho são bem mais parcos do que as homilias do Marcelo e dos restantes fazedores de opinião, pagos a peso de ouro. Esses não têm regalias nem privilégios. Os FP é que têm. Esta desinformação geral que os donos dos média promovem assegura a domesticação submissa perante os grandes e a cobiça perante os que deviam apenas ser considerados como companheiros trabalhadores.
Que fazer? Continuar a conversa numa outra altura, talvez. Afinal, somos todos trabalhadores...

domingo, 27 de maio de 2012

"Vamos brincar às caridadezinhas"

O "sapo notícias"  noticiava que também as familias da classe média já vão buscar comida às cantinas sociais e que o governo vai criar cerca de 900 cantinas deste tipo.
Comentário: em primeiro lugar é preciso "ver e afirmar" que essas famílias já não são da classe média. Hoje, são pobres.
Por outro lado os membros do governo mostram conhecer bem as receitas do tempo do fascismo: para a fome e a miséria a solução deles é a caridadezinha. Aliás, são eles que criam a miséria com as suas políticas. São a origem do problema. Resolvê-lo pertence a outros.

Hipocrisia governamental

Hoje li que o nosso "governo", - que a mim a à maior parte do povo português só nos desgoverna -, repudia veementemente um massacre em Houla, na Síria.
Hipócritas. Na Síria repudiam, mas quando os Drones (aviões teleguidos dos USA) ou os marines matam famílias inteiras no Afeganistão, no Iraque e no Paquistão, só para falar em países bem perto da Síria, Passos e C.ia assobiam para o ar.