O mundo entra-nos pelos olhos, ouvidos e muitos outros sentidos dentro. Contudo, é preciso fazer, hoje mais do que nunca, uma triagem de conteúdos.
Comentar esse mundo que nos assalta os sentidos e que é tantas vezes mediado pela mentira e pela desinformação é a motivação deste blog.
Benvindos os que por aqui passarem.



segunda-feira, 2 de julho de 2012

Baixa tendencial da taxa de lucro

Nos últimos anos, aproveitando o pretexto da crise, a direita de facto ou assumida no poder tem lançado uma ofensiva imensa contra o trabalho. Os cortes nos salários, tanto os cortes diretos e nominais como os indiretos (através do encarecimento dos preços dos bens essenciais) fazem parte desta ofensiva a favor do capital.
As mais recentes noticias que mostram contratações de enfermeiros a 3,96 euros à hora e as contratações de médicos a 600 euros por mês através de empresas de contratação temporária são ilustrações dessa ofensiva de exploração a todo o gâs da força de trabalho.
Marx elaborou a teoria da baixa tendencial da taxa de lucro, segundo a qual, devido ao aumento da proporção de capital constante ao longo da história do capitalismo, a tendência era para a taxa de lucro baixar. Esta lei é tendencial e depende de muitos fatores. Atualmente, os capitalistas e os seus lacaios nos governos estão a tentar inverter temporareamente esta tendência, como já o fizeram várias vezes no passado. É normal. Estão a fazer o "trabalho" deles.
E nós, trabalhadores, o que nos cabe fazer? Assistir passivamente a este rolo compressor ou lutar para o inverter?

1 comentário:

  1. Totalmente certo Henrique. É triste é que tantos tenham sofrido e morrido pelas conquistas dos direitos que nós já tomávamos como adquiridos para que de um momento para o outro os capitalistas selvagens, quem de facto manda no mundo, regressassem pela portas das falhas dos mecanismos da democracia e tenhamos que começar tudo de novo.

    ResponderEliminar