O mundo entra-nos pelos olhos, ouvidos e muitos outros sentidos dentro. Contudo, é preciso fazer, hoje mais do que nunca, uma triagem de conteúdos.
Comentar esse mundo que nos assalta os sentidos e que é tantas vezes mediado pela mentira e pela desinformação é a motivação deste blog.
Benvindos os que por aqui passarem.



segunda-feira, 11 de junho de 2012

Balipodofobia. Sabe o que é?

"BALIPODOFOBIA - (Do latim, aversão doentia a futebol) - Entende-se por fobia o medo anormal, irracional, aparentemente injustificado e incontrolável ante determinados objetos ou situações, que vai muito além da ameaça real, se é que ela de fato existe, e que, por isso mesmo, inclui-se entre os chamados transtornos de ansiedade. As fobias podem se voltar contra tudo quanto se possa imaginar, como é o caso da famosa aversão pelo número 13: a triscaidecafobia. A balipodofobia, ou seja, o medo doentio de futebol, não consta de nenhum compêndio de medicina, mas pode ser observada em muita gente por aí, especialmente as mulheres. Embora todas reconheçam a irracionalidade do medo, elas buscam obsessivamente evitar o contato com o agente deflagrador de seu mal, um comportamento que está entre os sintomas típicos das fobias."

Com tanto futebol, de manhã, à tarde, à noite e de madrugada, não admira que os seres mais racionais sejam os que estejam mais sujeitos a esta fobia...

1 comentário:

  1. Não conhecia a designação, mas fiquei um tanto com essa fobia depois de, nos tempos da ditadura, o futebol ter sido um grande instrumento para alienar o povo. Agora, o que sinto é grande irritação por a tv dar futebol a toda a hora, pois a intenção parece ser a mesma que a daqueles tempos. Nada tenho contra o futebol em si, mas as razões para irritação são bastantes, Henrique.

    ResponderEliminar