O mundo entra-nos pelos olhos, ouvidos e muitos outros sentidos dentro. Contudo, é preciso fazer, hoje mais do que nunca, uma triagem de conteúdos.
Comentar esse mundo que nos assalta os sentidos e que é tantas vezes mediado pela mentira e pela desinformação é a motivação deste blog.
Benvindos os que por aqui passarem.



quinta-feira, 7 de junho de 2012

À falsa fé: filofascismo a todo o gâs.

Nos últimos dias, professores, funcionários, pais, diretores escolares, foram brindados com a saída de dois diplomas legislativos sobre a organização do futuro ano letivo e sobre o estatuto do aluno.
Legalmente o governo estava obrigado a ouvir e negociar estes diplomas com, designadamente, os sindicatos. Mandou a democracia às urtigas e fê-los sair, aos diplomas, à falsa fé.
Dias antes tinha feito sair, em finais de maio, umas matrizes de revisão curricular, que mandavam para canto anteriores propostas, de março, e traziam mais medidas lesivas dos direitos dos professores e não só.
Relativamente aos mega-agrupamentos a que chama eufemisticamente agregações, tem comportamento autista, pois reage à grande maioria de opiniões contrárias a esta medida dizendo que há consenso ou maioria de aceitação.
Aumenta o número de alunos por turma e depois diz que isso é bom para o sucesso escolar. Deve ser por isso que os príncipes, que se pretendia altamente formados, tinham vários precetores individuais.
Este governo apresenta uma grande derrapagem filofascista nos seus comportamentos. A exemplo dos seus émulos pré 25 de Abril de 74, protege os grandes interesses económicos e prejudica gravemente os portugueses em geral. A educação é um dos exemplos maiores. Mas exemplos às catadupas existem em todos os aspetos da sociedade portuguesa.
Temos de reconhecer que para aplicar estas políticas há que ser, em grande parte, filofascista. Não disse há uns tempos a doutora Manuela Ferreira, quando era líder do PSD, que era preciso meter a democracia entre parênteses, e aplicar uma ditadura por seis meses? Estes já vão em um ano na sua.
Haja quem lute!

3 comentários:

  1. Henrique!! :) Que boa surpresa! E o título do blogue é excelente.
    E não dizias nada..., nem uma informação no Educrítica... valeu-me o Miguel Pinto :)
    Não posso dizer-vos "até sábado" visto o meu sábado ser... no outro sábado :))
    Um abraço
    P.S. E não é que hoje me deu para voltar à escrita no meu cantinho?!!!

    ResponderEliminar