O mundo entra-nos pelos olhos, ouvidos e muitos outros sentidos dentro. Contudo, é preciso fazer, hoje mais do que nunca, uma triagem de conteúdos.
Comentar esse mundo que nos assalta os sentidos e que é tantas vezes mediado pela mentira e pela desinformação é a motivação deste blog.
Benvindos os que por aqui passarem.



quinta-feira, 7 de junho de 2012

Onde é que já vimos isto?

Fitch corta ‘rating' de Espanha em três níveis para ‘BBB'.

Primeiro, os donos do mundo definiram os seus alvos. Cunharam-nos mesmo, bem pejorativamente, com o nome de PIIG'S. A sigla, para os menos atentos significa, Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha.
Portugal, Irlanda e Grécia, já andam em bolandas há bastante tempo, em bancarrota anunciada pelos "mercados" a quem é dado o poder de determinar bancarrotas. Aliás, há outros países na mesma situação que não foram contemplados com a sigla. Agora segue-se a Espanha e a Itália está bem próxima.
Os predadores e abutres, em grande parte, confundem-se. O FMI, a União Europeia e o Banco Central, a troyka externa, dizendo ajudar, mais não fazem do que cavar a recessão nesses países, obrigando-os a cortar despesas sociais essenciais como saúde e educação, e a privatizar empresas estratégicas e lucrativas. Obtêm também grandes lucros com os juros dos empréstimos.
Para quem seja minimamente esclarecido ou tenha dois dedos de testa, é fácil de verificar que esta troyka está ao serviço do capital nacional e internacional. Verifica também que os (des)governos obedientes e as oposições domesticadas (os centrões de cada país) servem os mesmos propósitos.
O que fazer? Denunciar, unir os trabalhadores, os desempregados e os reformados sem interesses de classe dominante e lutar consequentemente e persistentemente contra estas políticas altamente lesivas dos interesses dos povos.
Dia 9 de Junho há manifestação contra tudo isto, promovida pela CGTP. É um bom momento para lutar.
P.S. Os "mercados", neste mundo, têm rosto. São os capitalistas que decidem para os seus interesses. Têm como instrumentos as agências de rating, a Mood's, a Poor and Standard's e a Ficht. Essas agências são norte-americanas e são financiadas pelos tais capitalistas que lhes dizem o que devem fazer. Para verem como elas são tão obedientes e "burras", diga-se que nenhuma delas previu a crise do prime time em 2007, e também nenhuma delas denunciou as mega-empresas fraudulentas que foram à falência.

Sem comentários:

Enviar um comentário